erasmus

O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano encontra-se a dinamizar, no presente ano letivo, dois projetos Erasmus + da ação-chave 2, parcerias para a cooperação (parceria de pequena duração) e viu aprovada a sua candidatura à certificação Erasmus no âmbito da ação-chave 1.

O projeto Limited But Open Minded iniciou-se em setembro de 2022 em parceria com uma escola polaca sediada em Lublin e trabalha temas que abordam a saúde e o bem-estar físico e mental dos alunos a par da cultura e do conhecimento europeu de outros hábitos e formas de estar na sociedade. Pretende-se que os alunos reflitam e abordem as questões referidas e, simultaneamente, fomentem as suas capacidades comunicativas.

O projeto Ready to Read iniciou-se em fevereiro de 2023 com uma escola italiana, sediada em Chiavenna, e uma escola belga, da cidade de Kortrijk, e neste pretende-se incrementar a literacia dos alunos. A necessidade de fomentar as capacidades de leitura e compreensão levou a que as escolas projetassem um plano de atividades que visam promover o gosto, o interesse e a criatividade dos alunos no que concerne o mundo da literatura.

Em outubro de 2022, cumprindo o desejo de promover a internacionalização do Agrupamento, aumentando as parcerias com escolas estrangeiras bem como com instituições formativas, a par da necessidade de colmatar necessidades específicas que cada vez mais se colocam numa sociedade em constante evolução, lançou-se o processo de candidatura a certificação Erasmus tendo a mesma sido atribuída no final do mês de janeiro. Este reconhecimento de certificação estará válido até 2027, assim, anualmente, face aos objetivos que se pretendem alcançar, serão organizadas atividades para a classe docente e para os alunos de forma a motivá-los neste percurso de integração europeu.