ErasmusItalia_5

Um grupo de 8 docentes do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano está, no decorrer da semana de 4 a 8 de abril, a participar num Jobshadowing na escola Istituto Comprensivo “G.Garibaldi” em Chiavenna, Itália.

A atividade de aprendizagem integra-se no plano do projeto Erasmus+ CNTeachE dinamizado no agrupamento que visa incrementar novas estratégias de ensino bem como a adoção de medidas educativas inovadoras.

Durante cinco dias, o grupo composto por duas educadoras e seis professores de três ciclos de ensino acompanha as atividades letivas, observando e registando novas práticas, nos diferentes estabelecimentos de ensino italianos.

O projeto Erasmus teve início no ano letivo de 2019-2020 e assenta em dois grandes eixos: a implementação de duas atividades de jobshadowing (observação de atividade letiva) e um curso de formação. Neste sentido, a primeira atividade de observação realizou-se, em setembro de 2021, numa escola finlandesa seguindo-se a atividade de formação, nesse mesmo mês, no âmbito de recursos digitais inovadores numa instituição de ensino na Alemanha. Na sequência destas atividades, encontram-se em curso diversos workshops de formação destinados a docentes do Agrupamento e será, também, elaborado um documento de Boas Práticas pedagógicas a serem implementadas nos próximos anos letivos.

Os workshops destinam-se a disseminar os ensinamentos adquiridos no âmbito do Curso de Formação, de forma a dotar os docentes de novas e motivantes ferramentas digitais. Organizados pelos participantes no curso, têm sido implementados na Escola sede mediante convite aberto a todos os docentes. Realiza-se, no próximo dia 27 de abril, o terceiro workshop de Ferramentas Digitais.

O documento de Boas Práticas decorrentes dos períodos de observação nas escolas estrangeiras e posteriores reuniões entre os participantes, será apresentado a toda a comunidade docente e implementado no âmbito dos diversos níveis de ensino.

ErasmusItalia_1

ErasmusItalia_2

ErasmusItalia_3

ErasmusItalia_4

ErasmusItalia_5

ErasmusItalia_6

ErasmusItalia_7

ErasmusItalia_8

ErasmusItalia_10

ErasmusItalia_9

ErasmusItalia_11

ErasmusItalia_12

ErasmusItalia_13

ErasmusItalia_14

ErasmusItalia_15

e duas professoras da Escola Alexandre Herculano (Santarém) estiveram na ilha de Lesbos, na Grécia, a participar em atividades de aprendizagem no âmbito do projeto Erasmus + Cultural and Social Integration.