No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano dinamizam-se, anualmente, diversos projetos eTwinning em diferentes contextos educativos: no âmbito do Clube eTwinning/Erasmus bem como no âmbito da Biblioteca Escolar (clique nos projetos para saber mais).

Biblioteca Escolar

No ano letivo de 2021/22, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano está a desenvolver quatro projetos eTwinning: "My Nature Museum", “Art Time”, "The Storyteller B@G" e "The World in Books", sendo estes três últimos como cofundadora.

Com o projeto "My Nature Museum" pretendemos combinar o conceito de museu e o amor pela natureza. Com o entendimento de que a natureza é o museu mais bonito, os alunos aprendem sobre a diversidade biológica estudando a natureza, adquirindo a responsabilidade ambiental por amar e proteger a natureza. Este projeto está a ser dinamizado na Disciplina de Projeto na T2 da Escola Básica de Fontainhas.

Com o projeto "Art Time" pretende-se melhorar a arte e a estética dos alunos, identificar alguns artistas plásticos nacionais e estrangeiros, assim como conhecer as suas obras para depois realizarem os seus próprios projetos artísticos inspirados nos artistas estudados. Este projeto está a ser dinamizado na Disciplina de Projeto na T7 da Escola Básica de São Domingos.

Com o projeto "The Storyteller B@G" pretende-se que os alunos produzam histórias colaborativamente sobre a vida cultural e história local. Ao longo do processo são promovidas práticas de construção de narrativas com recurso a “estimuladores” do imaginário e da criatividade. Este projeto está a ser dinamizado na disciplina de Português na T5 da Escola Básica de Combatentes.

O projeto "The World in Books", pretende proporcionar momentos de leitura de diferentes temáticas, seguidos de exercícios que levem as crianças a refletir sobre o mundo que a rodeia, a desenvolver a atenção e a concentração através das mais diversas técnicas. Este projeto está a ser dinamizado na turma 2 da Escola Básica de Vale de Santarém.

Clube eTwinning/Erasmus

O Clube, composto por alunos dos 2º e 3º ciclos, desenvolve este ano letivo atividades na vertente apenas de eTwinning e de eTwinning/Erasmus.

Assim, estão a ser dinamizados os seguintes projetos:

All Together Now, projeto em que se pretende trabalhar a vertente de dimensão europeia dos alunos, levando-os a construir pequenos trabalhos de partilha acerca de si mesmos, bem como do seu papel enquanto cidadãos.

Games on the Road, projeto em que se pretende fazer a partilha de jogos educativos construídos pelos alunos. Aprender de forma lúdica e divertida.

CSI – Cultural and Social Integration, projeto no âmbito do Programa Erasmus em que se espelha o trabalho produzido pelos alunos e se alcança a colaboração entre os diversos parceiros. Este projeto assenta na reflexão e tomada de ação no que concerne a diversidade de conceitos sociais, tais como a integração de minorias, aceitação de diferenças sociais bem como a exploração de conceitos atuais.

PLAY a gateway to learning, projeto no âmbito do Programa Erasmus em que se trabalha a aprendizagem através do jogo. Explora-se o conceito do lúdico aliado a vertentes digitais.