Imagem1

No dia 29 de Abril, os alunos do 4º ano, das turmas do projeto Bilingue, da Escola Básica do Mergulhão visitaram a Escola Básica Alexandre Herculano para conhecer os seus padrinhos e madrinhas da turma 9º B, do projeto Bilingue. Os alunos vieram conhecer a escola e ter uma aula diferente, uma aula de História, sobre o 25 de Abril em inglês.

Continuar...

25abril22_F3_2

O professor João Gabriel Oliveira deu o seu testemunho sobre o dia da Revolução dos Cravos. Na época era Cadete do COM, a fazer especialização de atirador de cavalaria. 

Ele foi um dos 240 homens de Salgueiro Maia, que na madrugada de 25 de abril, saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém para fazer a Revolução.

Entre os episódios interessantes que relatou, ficou registado o momento em que com a pressa vestiu a farda por cima do pijama. Desta forma foi para Lisboa, pois coube à Escola Prática de Cavalaria de Santarém o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço. As forças da Escola Prática de Cavalaria foram comandadas pelo Capitão Salgueiro Maia. 

Continuar...

BadmintonMindeabril22_2

Campeões da Fase CLDE de Santarém e apurados para o Regional

     

Continuar...

ErasmusItalia_5

Um grupo de 8 docentes do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano está, no decorrer da semana de 4 a 8 de abril, a participar num Jobshadowing na escola Istituto Comprensivo “G.Garibaldi” em Chiavenna, Itália.

A atividade de aprendizagem integra-se no plano do projeto Erasmus+ CNTeachE dinamizado no agrupamento que visa incrementar novas estratégias de ensino bem como a adoção de medidas educativas inovadoras.

Durante cinco dias, o grupo composto por duas educadoras e seis professores de três ciclos de ensino acompanha as atividades letivas, observando e registando novas práticas, nos diferentes estabelecimentos de ensino italianos.

Continuar...

ErasmusGrecia2Projetos Erasmus+ CSI – Cultural and Social Integration

Atividade de aprendizagem

Cinco alunos e duas professoras da Escola Alexandre Herculano (Santarém) estiveram na ilha de Lesbos, na Grécia, a participar em atividades de aprendizagem no âmbito do projeto Erasmus + Cultural and Social Integration.

Continuar...

artigo_1

No dia 21 de janeiro, o 9º B teve uma aula diferente no auditório da escola. A convite do projeto de História Local do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, a Dra. Luísa Cotrim, técnica superior de biblioteca e arquivo municipal, presenteou-nos com uma palestra sobre a importância dos arquivos municipais e mostrou-nos dois livros de atas, datados de 1914 e de 1917, durante o período da 1ª Guerra Mundial.

Uma das informações que nos impressionou foi o facto dos preços dos produtos serem estipulados pelo município, durante a Primeira República. Outra informação que retirámos do livro de atas de 1917, foi a ordem para a construção de um celeiro municipal para alimentar as pessoas que não foram para a guerra, porque a comida feita em Portugal era enviada para os soldados e a população escalabitana estava a passar por uma escassez de alimentos. 

Continuar...