ae-alexandreherculano.pt

foto_eeO Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano comemorou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que desde 1992 se celebra a 3 de dezembro sob a égide das Nações Unidas, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com as pessoas com deficiência, para mobilizar a defesa da sua dignidade, dos seus direitos e bem-estar.

Continuar...

chiavenna_1

Um grupo de 5 alunos e 2 docentes do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano esteve em mobilidade de aprendizagem em Chiavenna, Itália, de 23 a 26 de outubro. 

A mobilidade integrada no projeto Erasmus+ READytoREAD juntou alunos de 3 países: Portugal, Itália e Bélgica, tendo como mote a leitura de obras de autores nativos de cada país participante.

Continuar...

Excelentíssimos Srs. Encarregados de Educação,


De acordo com o comunicado do Sr. Primeiro Ministro, a partir do dia 22 de janeiro, haverá interrupção das aulas por um período de 15 dias. Estes dias poderão ser compensados mais tarde, com eventuais ajustes no calendário escolar. 


Nestes 15 dias não haverá ensino à distância.


À Escola compete, neste momento de crise, o acolhimento das crianças com idade inferior ou igual a 12 anos, cujos pais (ambos) sejam comprovadamente profissionais dos serviços essenciais ao país.

Assim sendo, as famílias que neste âmbito tenham necessidade de acolhimento das suas crianças, devem fazer o pedido para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar   acompanhado dos respetivos comprovativos.

Está também previsto o fornecimento de refeições em regime de take away, aos alunos de escalão A e B, que manifestem essa necessidade para este e-mail ou para o e-mail do diretor de turma.


Agradecemos que se mantenham atentos ao envio de mais informações.

Relembramos a importância e apelamos ao cumprimento deste confinamento e das regras de higienização e etiqueta respiratória.


Apresentamos os melhores cumprimentos                    

Margarida da Franca

25abril

 No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, os alunos do Clube de Rádio, produziram 3 Podcasts que aqui são divulgados.

 Espero que gostem!

       

 interessantes que relatou, ficou registado o momento em que com a pressa vestiu a farda por cima do pijama. Desta forma foi para Lisboa, pois coube à Escola Prática de Cavalaria de Santarém o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço. As forças da Escola Prática de Cavalaria foram comandadas pelo Capitão Salgueiro Maia.

Com este Capitão [Salgueiro Maia] ninguém tinha medo, declarou o professor João Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele foi a força motriz que permitiu a Revolução terminar com a Ditadura. Evocou as palavras célebres do seu Capitão; “Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos!”

O Terreiro do Paço foi ocupado às primeiras horas da manhã. Salgueiro Maia moveu, mais tarde, parte das suas forças para o Quartel do Carmo, onde se encontrava o chefe do governo, Marcelo Caetano, que ao final do dia se rendeu.

 

Na vinda para Santarém relatou as histórias das raparigas que saudavam os militares e perguntavam se podiam ajudar. Ele solicitava sempre que ligassem à namorada a dizer a seguinte frase: “O João está bem e passou aqui”. Ora, a namorada passou a noite a receber telefonemas de várias mulheres, achando que ele teria várias namoradas. Breve percebeu, que a Revolução se tinha dado, e que o João fazia parte dela! Afinal, ele só estava preocupado em fazer chegar notícias da posição dele.

Professores: Sónia Alegria, Mafalda Grego, João Oliveira, Margarida Fonseca, Elsa Videira

 

As turmas do 9º C, 9º B e do 6º A e 6º C estiveram presentes nesta sessão com o professor da Revolução dos Cravos! Os alunos assistiram com muito interesse e cantaram e recitaram poesia alusiva ao tema.

matriculas                     bilingue 

Se pretender increver o seu educando no projeto Bilingue siga as ligações abaixo referentes a este projeto.

speak     

   

Programa Bilingue - Informações  - inscrição - Critérios de admissão

2 — Não sendo possível cumprir o disposto no número anterior, o pedido de matrícula pode ser apresentado de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência, procedendo esses serviços ao registo eletrónico da matrícula na aplicação informática referida no número anterior.

office365_imagem

ÁREA DE INQUÉRITOS

  • inquerito4

    Para podermos continuar a melhorar o nosso serviço gostariamos de contar com a sua colaboração no preenchimento deste inquérito de satisfação. Muito obrigado.