Belgica_3

Na semana de 2 a 6 de maio, deslocaram-se duas comitivas do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano a Kortrijk, na Bélgica, e a Oulu, na Finlândia no âmbito de dois projetos Erasmus+ que se encontram em fase de finalização.

Segundo a Coordenadora, Manuela Farinha, ambos os projetos trouxeram mais-valias e a oportunidade de novas experiências e aprendizagens aos alunos que entusiasticamente participaram quer no projeto PLAY quer no projeto CSI.

Um grupo composto por 4 docentes e 14 alunos participa na escola Don Boscocollege Kortrijk em atividades do projeto PLAY – a gateway to learning, que visam potenciar a aprendizagem motivada pelo jogo; assim, participam em situações que promovem o conhecimento dos alunos no que concerne a cultura dos países envolvidos (Portugal, Bélgica, Finlândia e Estónia), a língua inglesa e a sua perceção da comunidade europeia enquanto cidadãos europeus.

O grupo que se deslocou à escola Pohjankartanon yläaste, Oulun kaupunki, composto por duas docentes e cinco alunos, participam nas atividades finais do projeto CSI – Cultural and Social Integration. No âmbito das mesmas apresentam-se vários trabalhos finais deste projeto, promovendo-se a partilha e a reflexão das aprendizagens desenvolvidas ao longo dos últimos três anos. Assim, culmina-se com a apresentação de uma app cuja conceção foi desenvolvida tendo por base o método de trabalho Design Thinking; esta aplicação visa a integração de estrangeiros nas diversas comunidades locais que participam no projeto; desta forma pretende-se centralizar numa aplicação apenas toda a informação que se considera necessária e útil a quem chega de novo a uma destas comunidades.

Ficam algumas fotos

Projeto PLAY – a gateway to learning