ErasmusGrecia2Projetos Erasmus+ CSI – Cultural and Social Integration

Atividade de aprendizagem

Cinco alunos e duas professoras da Escola Alexandre Herculano (Santarém) estiveram na ilha de Lesbos, na Grécia, a participar em atividades de aprendizagem no âmbito do projeto Erasmus + Cultural and Social Integration.

Esta participação decorreu na 3rd Gymnasium of Mytilene, entre os dias 21 a 25 de março, e deu especial destaque às problemáticas da aceitação e integração social dos refugiados, migrantes e imigrantes. No decorrer dos trabalhos propôs-se aos participantes uma reflexão conjunta das cinco escolas presentes - a escola grega anfitriã, uma finlandesa, uma italiana, uma polaca e a escola Alexandre Herculano, em representação de Portugal.

No decorrer da semana abordaram-se temáticas relacionadas com a cultura individual de cada país, a integração de refugiados e a procura de respostas sociais. Dinamizaram-se, ainda, atividades que promoveram a troca de hábitos e noções culturais que contextualizam o modo de vida de cada país; assim, levou-se a cabo a produção colaborativa de trabalhos assinalando o Dia da Língua Materna, a redação de um poema alusivo ao tema em debate, a visita às instalações de um centro de acolhimento e integração de refugiados e uma visita cultural. Assinalando-se no dia 25 de março o aniversário da independência na Grécia, os participantes tiveram igualmente oportunidade de assistir às celebrações alusivas à data.

ErasmusGrecia2

erasmusgrecia1