NoPlaceForHate_Logo


Este projeto tem duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017. É coordenado por uma escola da Roménia (Scoala Gimnaziala nr.1 Branesti) e conta para além da nossa escola, com a participação de outras 4 escolas: Turquia (23 Nisan Ortaokulu), Croácia (Osnovna Skola Petrijanec), Polónia (Szkola Podstawowa nr 7) e Reino Unido (Alec Hunter Academy).

Coordenadores de Projeto: Profª. Manuela Farinha e Prof. Sérgio Coelho.
 

NOTICIAS

ENCONTRO TRANSNACIONAL EM BRAINTREE (INGLATERRA)

Entre 15 e 20 de abril, os alunos Tiago Lourenço, Sara Pereira, Carolina Mendonça e Flávio Duarte, acompanhados dos professores Sérgio Coelho e Joaquim Montez, deslocaram-se a Braintree (Inglaterra) no âmbito do projeto Erasmus+ "No Place For Hate".

Nesta deslocação visitaram a Escola "Alex Hunter Academy" (parceiros ingleses) participando em atividades de apresentação e intercâmbio cultural com os diferentes parceiros de projeto (escolas de Inglaterra, Croácia, Turquia, Polónia, Roménia e Portugal). Conheceram as instalações da escola e trocaram impressões com professores e alunos da instituição. Participaram em visitas culturais a Londres, Cambridge e visitaram o castelo de Framlingham e a bela vila costeira de Aldeburgh.

A Sara Pereira e o Tiago Lourenço apresentaram aos parceiros (em língua inglesa) a cultura e história do nosso país, cidade e escola. O Flávio Duarte e a Carolina Mendonça presentearam ainda os presentes com uma bonita demonstração de "fandango".

foto1

foto2

foto3

foto4

foto5

foto6

foto7

foto8

foto9

foto10

foto11

foto12

foto13

foto14

foto15

foto16

ENCONTRO TRANSNACIONAL NA ESCOLA BÁSICA ALEXANDRE HERCULANO

De 26 a 30 de novembro, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano acolheu e dinamizou um Encontro de Projeto Transnacional na qual participaram 20 professores provenientes dos países envolvidos no projeto Erasmus+ No Place For Hate: Portugal, Roménia, Croácia, Turquia, Polónia e Inglaterra.

Cumprindo um programa que esteve a cargo da equipa Erasmus + do Agrupamento (Manuela Farinha e Sérgio Coelho), os professores participantes tiveram oportunidade de percorrer e conhecer Santarém numa visita orientada aos principais locais históricos da cidade.

Numa partilha de saberes pedagógicos, promoveu-se também o conhecimento da dinâmica do sistema educativo português organizando-se visitas a três estabelecimentos de ensino que fazem parte do Agrupamento: Escola Básica das Fontaínhas, Escola Básica do Mergulhão e Escola Básica de Vale de Santarém. Durante a manhã do dia 28, os professores participantes tiveram oportunidade de observar aulas e interagir com os alunos do 4ºano envolvidos no projeto, de forma a responderem às suas questões, satisfazendo-lhes a curiosidade relativamente às respetivas culturas.

As sessões de trabalho continuaram na Escola sede do Agrupamento tendo como grande objetivo a organização da dinâmica do projeto que se desenvolve entre setembro de 2017 e agosto de 2019. Assim, tendo por base uma extensa agenda de trabalhos, promoveu-se a interação dos participantes abordando-se questões relativas às tarefas a desenvolver, bem como às futuras mobilidades de alunos que acontecerão em 2018 e 2019. No âmbito destas, grupos de alunos portugueses terão oportunidade de viajar até as escolas estrangeiras parceiras, conhecerem outros alunos e, assim, de acordo com o espírito dos projetos Erasmus+, cooperar e partilhar conhecimentos e culturas, bem como desenvolver a capacidade comunicativa.

Conclui-se a agenda e as sessões de trabalho com uma breve cerimónia de entrega de certificados aos participantes pelos alunos que frequentam o Clube eTwinning /Erasmus na escola Básica Alexandre Herculano.

noplace1

noplace2

noplace3

IMG_6289

IMG_5771a

IMG_6294

IMG_6292


BREVE DESCRIÇÃO

Pretende-se com este projeto levar os alunos a refletir e trabalhar as temáticas do racismo, do preconceito, do ódio, da intolerância e da falta de respeito e ausência de valores, unindo esforços entre as diferentes escolas parceiras.

Os alunos não têm nenhuma informação sobre os colegas de outros países. Com a ajuda deste projeto, aprenderão a aceitar a diversidade, as semelhanças e diferenças entre as culturas por meio das atividades previtas no projeto, levando-os a partilhar um sentimento comum de cidadania europeia.

Neste projeto envolvem-se alunos dos diversos ciclos de ensino do Agrupamento (1º, 2º e 3º ciclos). Adicionalmente, as temáticas são ainda exploradas nos clubes eTwinning/Erasmus e da Diversidade.

VOLTAR

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS TURMAS

A seleção das turmas a participar neste projeto, no âmbito dos objetivos pedagógicos do mesmo, obedeceu aos seguintes critérios:

a)  Turmas a frequentar o 4ºano de escolaridade (1ºciclo) que possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no 5ºano de escolaridade (2ºciclo) de acordo com os dois anos de aplicação do projeto;

b)  Turmas que permaneçam neste projeto durante os dois anos de aplicação do mesmo;

c) Turmas heterogéneas que fossem compostas por alunos com diferentes níveis de participação e interesse nas atividades escolares;

d) Turmas compostas por alunos oriundos de diferentes contextos culturais e  socio-económicos;

e)  Turmas compostas por alunos com alguma capacidade comunicativa ao nível da Língua Inglesa;

f)   Turmas representativas do contexto citadino e do contexto rural.

Por serem duas turmas que preenchem os requisitos atrás elencados, foram selecionadas as turmas de 4ºano da Escola Básica do Mergulhão, da Escola Básica do Vale de Santarém e da Escola Básica das Fontaínhas.

VOLTAR

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS


Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)

 - Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

 - Qualidade do trabalho desenvolvido (25%)

 - Nível de comunicação em Inglês (20%)

 - Resultados alcançados ao nível da aprendizagem no contexto da “Flipped Classroom” (30%)

Obs. Os alunos participantes deste projeto que integrem as turmas de 1ºciclo não serão selecionados, no primeiro ano do Projeto, dada a tenra idade dos mesmos. Serão selecionados a participar nas atividades de mobilidade no decorrer do segundo ano do Projeto, dado que, nessa altura, já terão 10-11 anos de idade.


Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)

 - Assiduidade (10%)

 - Comportamento (15%)

 - Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

 - Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)

 - Nível de comunicação em Inglês (20%)

 Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dado a conhecer aos alunos.

Dada a contingência de idade dos alunos participantes das turmas, os alunos selecionados a participar nas atividades de mobilidade do primeiro ano do Projeto serão os alunos participantes dos Clubes.

VOLTAR


erasmus_plus_logoThis project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership



Neste projeto, com duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017, participam um conjunto de quatro escolas parceiras oriundas de Portugal (coordenadores), da República Checa, da Holanda e de Itália.

Pretende-se com este projeto que os alunos explorem e conheçam de forma mais profunda os 4 elementos naturais: Terra, Àgua, Ar e Fogo. No âmbito desta perspectiva, selecionaram-se parceiros que possam enriquecer o trabalho/aprendizagem a desenvolver à volta dos elementos. Assim, em Portugal explora-se o elemento da Àgua, na República Checa o elemento da Terra, na Holanda o elemento do Ar e em Itália o elemento do Fogo.

O projeto contempla diversas situações de trabalho: ao nível do conhecimento e exploração dos Elementos Naturais, envolve o trabalho e a aprendizagem dos alunos; e, ao nível da exploração e percepção de metodologias de ensino, particularmente o trabalho de projeto e o conceito de “Flipped Classroom”, envolve os professores participantes no projeto.