NoPlaceForHate_Logo

Este projeto tem duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017. É coordenado por uma escola da Roménia (Scoala Gimnaziala nr.1 Branesti) e conta para além da nossa escola, com a participação de outras 4 escolas: Turquia (23 Nisan Ortaokulu), Croácia (Osnovna Skola Petrijanec), Polónia (Szkola Podstawowa nr 7) e Reino Unido (Alec Hunter Academy).

Coordenadores de Projeto: Profª. Manuela Farinha e Prof. Sérgio Coelho.

BREVE DESCRIÇÃO

Pretende-se com este projeto levar os alunos a refletir e trabalhar as temáticas do racismo, do preconceito, do ódio, da intolerância e da falta de respeito e ausência de valores, unindo esforços entre as diferentes escolas parceiras.

Os alunos não têm nenhuma informação sobre os colegas de outros países. Com a ajuda deste projeto, aprenderão a aceitar a diversidade, as semelhanças e diferenças entre as culturas por meio das atividades previtas no projeto, levando-os a partilhar um sentimento comum de cidadania europeia.

Neste projeto envolvem-se alunos dos diversos ciclos de ensino do Agrupamento (1º, 2º e 3º ciclos). Adicionalmente, as temáticas são ainda exploradas nos clubes eTwinning/Erasmus e da Diversidade.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS TURMAS

A seleção das turmas a participar neste projeto, no âmbito dos objetivos pedagógicos do mesmo, obedeceu aos seguintes critérios:

a)  Turmas a frequentar o 4ºano de escolaridade (1ºciclo) que possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no 5ºano de escolaridade (2ºciclo) de acordo com os dois anos de aplicação do projeto;

b)  Turmas que permaneçam neste projeto durante os dois anos de aplicação do mesmo;

c) Turmas heterogéneas que fossem compostas por alunos com diferentes níveis de participação e interesse nas atividades escolares;

d) Turmas compostas por alunos oriundos de diferentes contextos culturais e  socio-económicos;

e)  Turmas compostas por alunos com alguma capacidade comunicativa ao nível da Língua Inglesa;

f)   Turmas representativas do contexto citadino e do contexto rural.

Por serem duas turmas que preenchem os requisitos atrás elencados, foram selecionadas as turmas de 4ºano da Escola Básica do Mergulhão, da Escola Básica do Vale de Santarém e da Escola Básica das Fontaínhas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)

- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

- Qualidade do trabalho desenvolvido (25%)

- Nível de comunicação em Inglês (20%)

- Resultados alcançados ao nível da aprendizagem no contexto da “Flipped Classroom” (30%)

Obs. Os alunos participantes deste projeto que integrem as turmas de 1ºciclo não serão selecionados, no primeiro ano do Projeto, dada a tenra idade dos mesmos. Serão selecionados a participar nas atividades de mobilidade no decorrer do segundo ano do Projeto, dado que, nessa altura, já terão 10-11 anos de idade.

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)

- Assiduidade (10%)

- Comportamento (15%)

- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

- Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)

- Nível de comunicação em Inglês (20%)

Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dado a conhecer aos alunos.

Dada a contingência de idade dos alunos participantes das turmas, os alunos selecionados a participar nas atividades de mobilidade do primeiro ano do Projeto serão os alunos participantes dos Clubes.

erasmus_plus_logoThis project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership

Neste projeto, com duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017, participam um conjunto de quatro escolas parceiras oriundas de Portugal (coordenadores), da República Checa, da Holanda e de Itália.

Pretende-se com este projeto que os alunos explorem e conheçam de forma mais profunda os 4 elementos naturais: Terra, Àgua, Ar e Fogo. No âmbito desta perspectiva, selecionaram-se parceiros que possam enriquecer o trabalho/aprendizagem a desenvolver à volta dos elementos. Assim, em Portugal explora-se o elemento da Àgua, na República Checa o elemento da Terra, na Holanda o elemento do Ar e em Itália o elemento do Fogo.

O projeto contempla diversas situações de trabalho: ao nível do conhecimento e exploração dos Elementos Naturais, envolve o trabalho e a aprendizagem dos alunos; e, ao nível da exploração e percepção de metodologias de ensino, particularmente o trabalho de projeto e o conceito de “Flipped Classroom”, envolve os professores participantes no projeto.