4Elements_Logo

Neste projeto, com duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017, para além do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (Coordenador de Projeto) participam ainda um conjunto de quatro escolas parceiras oriundas da República Checa (Zakladni Skola), da Holanda (Stichting SintLucas) e de Itália (Ciro Scianna).

Coordenadores de Projeto: Profª. Manuela Farinha e Prof. Sérgio Coelho.

BREVE DESCRIÇÃO

Pretende-se com este projeto que os alunos explorem e conheçam de forma mais profunda os 4 elementos naturais: Terra, Àgua, Ar e Fogo. No âmbito desta perspectiva, selecionaram-se parceiros que possam enriquecer o trabalho/aprendizagem a desenvolver à volta dos elementos. Assim, em Portugal explora-se o elemento da Àgua, na República Checa o elemento da Terra, na Holanda o elemento do Ar e em Itália o elemento do Fogo.

O projeto contempla diversas situações de trabalho: ao nível do conhecimento e exploração dos Elementos Naturais, envolve o trabalho e a aprendizagem dos alunos; e, ao nível da exploração e percepção de metodologias de ensino, particularmente o trabalho de projeto e o conceito de “Flipped Classroom”, envolve os professores participantes no projeto.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE TURMAS

A seleção das turmas a participar neste projeto, no âmbito dos objetivos pedagógicos e de estudo do mesmo, obedeceu aos seguintes critérios:

1. Turmas cujos conteúdos programáticos na área das Ciências estivessem de acordo com o tema do projeto;
  2. Turmas que permaneçam neste projeto durante os dois anos de aplicação do mesmo;
  3. Turmas heterogéneas que fossem compostas por alunos com diferentes níveis de participação e interesse no âmbito das Ciências e/ou do Estudo do Meio;
  4. Uma turma do 2ºciclo (alunos mais novos) e outra do 3º ciclo (alunos mais velhos);
  5. Turmas compostas por alunos oriundos de diferentes contextos socio-económicos;
  6. Turmas compostas por alunos com capacidade comunicativa ao nível da Língua Inglesa.

Por serem duas turmas que preenchem os requisitos atrás elencados, foram selecionadas as turmas: 5ºA e 8ºC.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)

- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

- Qualidade do trabalho desenvolvido (25%)

- Nível de comunicação em Inglês (20%)

- Resultados alcançados ao nível da aprendizagem no contexto da “Flipped Classroom” (30%)

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos das turmas será posteriormente dada a conhecer às turmas.

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)

- Assiduidade (10%)

- Comportamento (15%)

- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)

- Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)

- Nível de comunicação em Inglês (20%)

Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dada a conhecer aos alunos.

ENCONTROS TRANSNACIONAIS

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano acolheu a reunião transnacional do projeto Erasmus+ “4Elements”, do qual é coordenador. Estiveram presentes neste evento os coordenadores e os professores parceiros das escolas participantes, oriundos da República Checa, da Holanda e de Itália.

4ElementsTM_Portugal

Dando cumprimento a um programa estabelecido para o efeito, os trabalhos foram coordenados pelos professores responsáveis pela Equipa Erasmus do Agrupamento, respetivamente os professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho. Desta reunião, destacam-se, para além dos trabalhos levados a cabo no sentido da dinamização do projeto, outros pontos altos, o descerramento de uma placa Erasmus afixada na portaria da Escola Básica Alexandre Herculano e que oficializa o iniciar dos Projetos Erasmus no Agrupamento, a receção e apresentação da Escola e suas valências pela Direção, bem como a apresentação de pontos estratégicos da cidade de Santarém de forma a dar a conhecer a cultura e património ribatejano.

O Agrupamento dá assim os primeiros passos em direção à cada vez maior consolidação da sua dimensão europeia, já explorada pelos diversos projetos eTwinning que dinamiza, bem como prepara já o acolhimento de outros grupos Erasmus que se deslocarão, em breve, à cidade de Santarém.

erasmus_plus_logoThis project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership

Neste projeto, com duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017, participam um conjunto de quatro escolas parceiras oriundas de Portugal (coordenadores), da República Checa, da Holanda e de Itália.