erasmusplus

O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano irá desenvolver durante os próximos dois anos letivos (2017/2018 e 2018/2019) dois projetos Erasmus+ KA2 (ação chave 2) "Cooperação para a Inovação e Partilha de Boas Práticas" envolvendo alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino (1º, 2º e 3º) bem como membros da comunidade educativa.

4Elements - for a green planet

No ano letivo 2017/2018 (com a duração de dois anos letivos), A equipa Erasmus+ do Agrupamento (professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho) concebeu e articulou esforços no sentido de dar vida ao projeto "4Elements - for a green planet" que foi aprovado pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus+. O referido projeto conta com a participação do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, na qualidade de coordenador, e de outras três escolas europeias: Zakladniskola da República Checa, Stichting SintLucas da Holanda e Ciro Scianna de Itália.

NoPlace for Hate

O Agrupamento integra ainda, na qualidade de membro parceiro, o projeto "NoPlace for Hate" que envolve outras cinco escolas europeias: Scoala Gimnaziala nr.1 Branesti da Roménia (escola coordenadora do Projeto), Szkola Podstawowa nr7 daPolónia, Alec Hunter Academy do Reino Unido, Osnovna skola Petrijanec da Croácia e 23 Nisan Ortaokulu da Turquia. No âmbito destes projetos, os alunos serão motivados a abordar temáticas relacionadas com o ambiente e a promoverem atitudes e ideias empreendedoras face à questão e, ainda, a trabalharem temas que visam a aceitação social e tolerância com o próximo. O Agrupamento potencia assim a sua dimensão europeia, abrindo as portas a novas experiências, partilha de saberes e de culturas, à inovação e ao empreendedorismo.

Otherness

Durante o atual ano letivo (2017/2018) o Agrupamento irá ainda colaborar como entidade convidada da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) no projeto "Otherness". Este projeto, financiado pelo Erasmus+ KA2 - Parceria Estratégica para a Educação Escolar, com a duração de 3 anos, encontra-se no seu último ano de execução, sendo coordenado pela Fundação búlgara Prosveta-Sofia e conta com a participação do Centro per lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci (Itália) e o Centro de Educação Não-Formal Aenao (Grécia) como parceiros. O projeto tem como objectivo apoiar os alunos em idade adolescente e pré-adolescente a abrirem as suas mentes, para compreender e respeitar a alteridade e para apreciar aqueles que são diferentes e aceitá-los como uma mais valia para a sociedade.

Este projeto que para além do Instituto Politécnico de Santarém, envolve também instituições parceiras da Bulgária, Itália e Grécia, teve início em setembro de 2015 e é financiado pelo programa ERASMUS+, ação KA2 – Strategic Partnerships for school education.