erasmus_maisO Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, vai colaborar no projeto "OTHERNESS", a convite da Escola Superior de Educação de Santarém, escola parceira do projeto. Este projeto que para além do Instituto Politécnico de Santarém, envolve também instituições parceiras da Bulgária, Itália e Grécia, teve início em setembro de 2015 e é financiado pelo programa ERASMUS+, ação KA2 – Strategic Partnerships for school education.

otherness_logotipo

Este projeto pretende fazer uma abordagem transversal ao nível das competências cívicas e sociais, e da liberdade de expressão e aceitação das diferenças culturais. As atividades planeadas centram-se na educação dos estudantes para demonstrarem tolerância pelos diferentes pontos de vista e de expressão, e para criarem espírito de solidariedade para com os outros, tornando-os cidadãos mais responsáveis que valorizem as diferenças e o respeito pelos outros. O projeto valorizará a integração digital nos processos de ensino e aprendizagem com vista ao desenvolvimento de ferramentas digitais que complementem os manuais de ensino dos professores.

O Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação é parceiro do “Otherness”, um novo projeto coordenado pela Fundação búlgara Prosveta-Sofia e com Centro per lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci (Itália) e o Centro de Educação Não-Formal Aenao (Grécia) como parceiros.

O projeto terá a duração de três anos e é financiado pelo Erasmus + KA2- Parceria Estratégica para a Educação Escolar.

O projeto tem como objectivo apoiar os alunos em idade adolescente e pré-adolescente a abrirem as suas mentes, para compreender e respeitar a alteridade e para apreciar aqueles que são diferentes e aceitá-los como uma mais valia para a sociedade. Para tal, o projeto visa desenvolver ferramentas de formação para apoio de professores, incluindo um manual que irá recolher as atividades não formais e recursos digitais para educar os alunos para a diversidade, os direitos humanos, o diálogo intercultural e a cidadania ativa.

Nove professores por país serão formados para a transferência desses recursos nas suas aulas durante o próximo ano lectivo 2016/2017.

Em cada um dos quatro países parceiros, são selecionadas três escolas (três turmas por escola) para colaborar no projeto: através da aplicação de um questionário aos alunos das turmas envolvidas, será avaliado o nível de aceitação da diversidade entre os mesmos. Seguidamente será realizada uma investigação que nos permita perceber até que ponto, e de que forma a questão da diversidade e dos direitos humanos é abordada nos materiais escolares e recursos de formação para professores. Com base nesses dados, serão elaboradas ferramentas de formação que serão testadas com os professores, a fim de educar os seus alunos para serem cidadãos ativos europeus, conscientes, respeitosos, prontos para acolher e compreender a alteridade.

erasmus_plus_logoThis project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership