erasmus_maisO Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, através do seu departamento de Educação Especial vai colaborar no projeto "Safe Education and Internet Surfing in Computer Labs for People with Intellectual Disability - SAFELABS", a convite da Escola Superior de Educação de Santarém, escola parceira do projeto. Este projeto que para além do Instituto Politécnico de Santarém, envolve também instituições parceiras da Polónia, República Checa e Letónia, teve início em outubro de 2015 e é financiado pelo programa ERASMUS+, ação KA2 – Adult Education, Strategic Partnership.

blue_orangeLABORATÓRIOS INFORMÁTICOS – LUGARES SEGUROS PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

SÉRGIO COELHO

Muito graças à colaboração de projetos europeus podemos afirmar que as pessoas portadoras de deficiência intelectual se encontram cada vez menos excluídas da realidade digital. Contudo, este desenvolvimento leva ao surgimento de um novo tipo de problemas – problemas com a segurança. Não falamos somente da segurança associada à navegação na Internet, mas também da segurança associada aos diferentes tipos de comportamentos em laboratórios de informática.

Neste sentido, com o intuito de ajudar especialistas – gestores dos laboratórios, e utilizadores portadores de deficiência intelectual, surge o projeto "Safe Education and Internet Surfing in Computer Labs for People with Intellectual Disability", denominado de forma abreviada "Safelabs". Este projeto é financiado pelo programa ERASMUS+, ação KA2 – Adult Education, Strategic Partnership.

Tendo por base a fomentação de comportamentos seguros em laboratórios de informática ou multimédia, este projeto foi iniciado no Outono de 2015, pela "Associação Polaca para Pessoas com Deficiência Intelectual", instituição coordenadora do projeto, juntamente com os restantes parceiros: "Socialas Inovacijas Centres", da Letónia, "Společnost pro podporu lidí s mentálním postižením v České republice, o.s.", da República Checa e Instituto Politécnico de Santarém, de Portugal.

O arranque do projeto passará pela construção e publicação de uma base de dados na qual estarão identificados potencias problemas e métodos ou mecanismos de resolução dos mesmos. As regras constantes da base de dados serão formuladas com recurso a pesquisas na Internet e em artigos ou publicações, discussões com gestores de laboratórios de informática (formadores ou terapeutas) e utilizadores dos mesmos (pessoas com deficiência intelectual) e por ultimo, através de grupos de discussão nas redes sociais.

Ao nível local, as organizações parceiras aplicarão inquéritos via Facebook ou Twitter, a partir do dia 11 de janeiro de 2016. Convidamos desde já o leitor interessado a participar nesta discussão. Gostaríamos de conhecer a sua experiência no que respeita à utilização da Internet ou computadores em laboratórios, se já se deparou com situações de ciberviolência, phishing, ou outro tipo de intrusões no seu computador e de que forma é que resolveu esses problemas. Todo o conhecimento adquirido e processado a partir dos métodos e suportes referidos será inserido numa base de dados equipada com mecanismos de pesquisa de informação.

O principal objetivo do projeto centra-se na gestão segura de laboratórios, pelo que a próxima meta passará pela criação de condições favoráveis à segurança das pessoas com deficiência intelectual que trabalham em laboratórios de informática. Para o efeito será criado e introduzido o "Certificado para Laboratórios Seguros". O conjunto de requisitos e respetivas normas de cumprimento dos mesmos, serão definidos na forma de "Guião de Certificação de Laboratórios Seguros" assente em boas práticas e procedimentos específicos.

A última fase do projeto passará pela formação de Formadores Nacionais Principais com base no guião de certificação implementado, visando a preparação destes para colaborarem na melhoria das condições de segurança dos laboratórios de informática e na formação de pessoas portadoras de deficiência relativamente a uma utilização segura dos computadores e internet. Será divulgado um programa com as sessões de formação.

As bases de dados, os guiões e os certificados serão divulgados através de seminários locais, sendo realizados em paralelo cursos de formação para pessoas com deficiência intelectual, dinamizados pelos formadores nacionais principais.

Os objetivos e resultados do projeto são destinados a profissionais nas áreas de gestão de laboratórios e de oficinas de formação em centros de terapia ocupacional para adultos com deficiência intelectual, bem como para outros participantes com o mesmo tipo de deficiência.

erasmus_plus_logoThis project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership

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