Componente Vocacional

Área Vocacional A – Desporto e Instalações Desportivas - DID

O aluno além de praticar diversas atividades desportivas, irá colaborar na organização de atividades; na recuperação/manutenção de espaços interiores/exteriores; na elaboração do inventário do material desportivo; na colaboração e na organização das atividades do Desporto Escolar, entre outras.

Área Vocacional B – Cerâmica e Azulejaria - CA

Nesta área vocacional, o aluno adquirirá os conceitos básicos sobre Cerâmica - Materiais Cerâmicos – propriedades, características e aplicação; e sobre Azulejaria – propriedades, características e aplicação; a evolução da azulejaria; azulejo de "figura avulsa", de "padrão"...

O aluno aprende as técnicas de pintura em azulejo usando o método de Trabalho de Projeto, através da pintura de azulejos (individual e painéis), passando pelo seu enfornamento e cozedura.

Na Cerâmica, o aluno usa a pasta cerâmica criando placas de alto ou baixo-relevo passando pelas fases de: secagem, 1ª cozedura (chacotagem), vidragem e 2ª cozedura.

Área Vocacional C - Tratamento de Imagem: Digital - TID

Nesta área vocacional, o aluno irá trabalhar técnicas de tratamento de imagem digital. Aprenderá a reconhecer diferentes ferramentas digitais de imagem, usando e manipulando adequadamente o software. O aluno concebe e desenvolve trabalhos escolares recorrendo a ferramentas de tratamento de imagem (trata, manipula diversas imagens/fotografias). Retoca e melhora imagens, alterando os atributos das mesmas. Faz a montagem de documentos como: Panfletos; Flyer, Cartazes; Catálogos; etc.)